CRER É TAMBÉM PENSAR // Indicação de Leitura

O bom filho à casa torna! Estamos aqui de novo para mais uma indicação de leitura (RISOS). O livro é vendido pela Editora Ultimato e é do grande autor inglês John Stott.

Jovens, esse livro é simplesmente um abridor de horizontes na compreensão do que é usar a mente que Deus nos deu como algo que seja para a Glória Dele. Muitas vezes nós temos medo ou fomos criados num contexto em que pensar no culto ou na vida cristã com um todo era algo errado ou que poderia nos tornar “frios” espiritualmente. O ato de pensar a que me refiro é sobre refletir de forma inteligível sobre todas as coisas que englobam a nossa crença em Cristo, não quer dizer que nunca pensamos, quer dizer que muitas vezes não paramos para refletir, digerir e avaliar tudo o que ouvimos e vemos em nossos contextos.

“Crer é também pensar” coloca o a mente em destaque, porque é por ela que nós construímos os conceitos que são colocados, é pela mente que nós temos uma visão de mundo e essa mente foi o Senhor que, graciosamente, nos presenteou e que muitas vezes nós negligenciamos o seu uso. É fato que temos que tomar cuidado para não nos tornarmos cristãos super intelectuais a ponto de não termos mais o ardor pelo Senhor em nossos corações, porque o conhecimento liberta, mas muitas vezes nos torna arrogantes por acharmos que já sabemos o suficiente e que não precisamos de mais nada. Por outro lado, não podemos fugir de buscar o conhecimento por medo de nos tornarmos “frios” e acharmos que somos melhores do que todos na nossa igreja porque sabemos uma sequência de palavras bonitas e teologicamente corretas.

Equilíbrio é a palavra que podemos definir para o uso da mente. E para não ficar só nas minhas palavras (como diria na Assembleia de Deus), eu vou deixar alguns trechos para vocês.

“No decorrer da história da Igreja, uma religião divorciada da reflexão e do pensamento profundo tem tendido a ser fraca, imatura e nociva, enquanto o intelecto, desprovido de lugar junto à religião, tem buscado satisfação sem ela e se transformado em um racionalismo iconoclasta. ”

“Deus nos fez seres pensantes; ele nos tratou como tais, comunicando-se por meio de palavras; ele nos renovou em Cristo e nos deu a mente de Cristo; e ele nos considerará responsáveis pelo conhecimento que temos. ”

“ Precisamos gastar mais tempo estudando as lições do nosso Senhor sobre observação e dedução. A Bíblia é repleta de lógica, e nunca devemos pensar na fé como algo totalmente místico. “

“ A fé cristã é essencialmente reflexiva. “

Que Deus possa nos atrair mais através de uma compreensão da Graça e do amor Dele por nós e transformar nossa mente para refletir de forma mais consciente sobre quem ele é.

Nos vemos por aí!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s